GEOTEC / REDEPUB





O GEOTEC, Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade, é um grupo de pesquisa, que existe desde 2007, formado por profissionais multidisciplinares, que estão associados ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEDUC e Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, está inserido na Linha II – Processos Tecnológicos e Redes Sociais e que possui como campo de ação prioritário a Rede Pública de Ensino (SEC, SMED, CEFET, UNEB).
O grupo possui a coordenação geral da Profª Drª Tânia Maria Hetkowski e dos professores Dr. Francisco Jorge de Oliveira Brito, Dr. José Antônio Carneiro Leão, Drª Josemeire Dias e Dr. André Betonnasi, todos vinculados à Universidade do Estado da Bahia. O grupo ainda conta com doutorandos, mestrandos, especialistas, graduandos e alunos do ensino médio no corpo de pesquisadores.
Um dos principais projetos do GEOTEC é o da “A Rádio da escola na Escola da rádio”. A Rádio é o local onde se ensina e aprende simultaneamente.  A iniciação científica é uma forma de fazer com que aquele aluno da escola pública perceba o potencial que guarda e que lhe é negado por ter nascido em região pobre.
A Rádio subverte a ordem estabelecida de que a ciência e a pesquisa pertencem a uma determinada camada da sociedade e desperta potencialidades no aluno da periferia que até então não eram estimuladas nesse tipo de público. Faz-se necessário entender a realidade de imersão daqueles jovens, compreender suas limitações e apostar nas suas possibilidades. Despertar sonhos, desejos e sensibilidade; abrir perspectivas diferentes; ampliar horizontes e criar novas rotas. Fomentar o conhecimento e a pesquisa, são alguns dos elementos que constituem o nosso roteiro de ações para garantir plena cidadania.
Em nossa proposta, a valorização do lugar como local onde acontecem todas as relações dos homens no seu cotidiano, as suas emergências, seus sonhos e utopias são entendidas como trajeto natural de engrandecimento do ser humano que, ali presente, também sofre com as ausências e negações, com o olhar e ações externas carregadas de pré-conceitos e interesses difusos. Como respalda BRITO (2016):
O lugar é a dimensão do espaço que suporta a potencialidade de vivência e experiência do mundo, em escala compatível, pelos sujeitos. As histórias, aquilo que é pesquisado pelo GEOTEC, só tem sentido quando estão associadas aos seus atores (sujeitos) e aos seus cenários (lugares).
E é essa relação do sujeito com o lugar, que traduz a essência do GEOTEC, nos impulsiona a seguir em frente e tem garantido êxito em nossas ações.
O GEOTEC abriga uma série de outros projetos guarda-chuva e propostas que se diferenciam na sua forma de atuação, mas não na sua essência e princípios.  A nossa estrutura está mudando permanentemente, sempre no sentido de ampliar e neste momento apresenta o seguinte organograma:
IMAGEM 01 – Organograma do GEOTEC


Fonte: GEOTEC

O GEOTEC está dividido em três grandes projetos estruturantes: A rádio da escola na escola da rádio; o K-lab[1] que abriga experiências multissensoriais e multidisciplinar como o Kimera[2], o Musical Kimera[3], o K-Ágora[4], o Komics[5], K-Mat[6], K-Book; e o RedPub, ao qual este trabalho está associado diretamente.
O GEOTEC possui uma característica interessante na sua composição que é a multidisciplinaridade da formação e da atuação dos seus pesquisadores: geógrafos, historiadores, pedagogos, matemáticos, profissionais de TI, artistas plásticos, músicos, administradores, entre outros, colaboram com a diversidade de olhares e leituras sobre a escola e seus atores.
Investigar, criar, imaginar, sentir, difundir, partilhar, acolher, promover são os verbos que marcam a ação desse grupo e estão intimamente ligados e a serviço do processo de educação que ocorre em duas vias: nas escolas públicas atendidas, despertando a pesquisa em alunos do fundamental e médio e possibilitando a formação de pesquisadores e pensadores da Academia.
Para estreitar essa relação com a escola pública, suas histórias e seus atores, organiza-se o REDPUB.
Por meio da ampliação das atividades do GEOTEC, o Portal foi reestruturado para integrar e difundir os demais projetos e ações realizados pelo Grupo em parceria com as escolas do Ensino Básico da Rede Pública. (SANTOS e CORREIA 2015)
O REDPUB, que possui uma ação engajada para levantamento, sistematização, organização das histórias, processos formativos e processos gerenciais das escolas da rede pública, mediado sempre pelos processos tecnológicos contemporâneos.
O REDEPUB – História e Memória, abriga duas linhas de trabalho que são, o GESPUB - Processos Gerenciais e Memória e o REDEFORM- Processos Formativos e Memória, que em verdade existem para especificar as ações de gestão e formação respectivamente e não para criar uma ramificação de caminhos. Entre essas ações é possível entender que todas elas conduzem e são conduzidas tendo a escola pública como local central. A universidade entra na perspectiva de articular o processo de comunicação entre a escola e a comunidade, valendo-se de suas principais ferramentas para gerar o resultado esperado.
O REDEPUB surge com a proposta inicial de ser um portal que deveria agregar as histórias das escolas públicas de Salvador, principalmente as municipais da GRE do Cabula (por ser nossa primeira área de atuação). Mas, com a chegada de novos pesquisadores, percebeu-se a necessidade de ampliar esse trabalho e de buscar recuperar a memória dessas instituições de ensino de Salvador a partir da perspectiva do próprio estudante e dos professores, entre outros atores. Como bem é definida sua vocação:
O Projeto Redepub, bem como os demais projetos do GEOTEC, têm como fulcro central a preocupação de articular os processos formativos na rede pública de ensino, pautados no compromisso social de potencializar as práticas educacionais e possibilitar que a educação avance para além dos instrumentos avaliativos (números utilizados para medir os índices da educação básica), permitindo aos sujeitos que se identifiquem como seres históricos, transformadores da realidade e atores centrais dos processos formativos. (SANTOS, 2016 p 54)
E é nessa perspectiva de dar voz às pessoas, de deixar falar aqueles que a sociedade negou os direitos mais básicos, de trazer à tona a memória afetiva do lugar, de fazer emergir aquilo que dá significado ao sujeito, na instituição que tem como dever a inserção social, que é a escola, de formas diversas e tendo como aliada as tecnologias de informação e comunicação (TIC).


[1] https://klab.com.br/ O K-LAB é um Laboratório Educacional destinado à construção e qualificação de processos formativos e educacionais, por meio da elaboração, utilização e redimensionamento de técnicas, práticas e processos tecnológicos. O K-Lab é um dos projetos articuladores do Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, da UNEB, coordenado pela Professora Dra. Tânia Maria Hetkowski.
[2]  Kimera - Jogo-Simulador desenvolvido pelo GEOTEC - Grupo de Pesquisa em Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade UNEB - Universidade do Estado da Bahia. (http://kimera.pro.br/).
[3] Musical Kimera - recurso de potencializar a musicalidade junto aos alunos, observando a música intrínseca às suas dinâmicas de mundo, de vida e de espaço, através da criação, desenvolvimento e produção do espetáculo Musical Kimera: Um Mundo Imaginário, possibilitando uma vivência artística desses sujeitos do 4º ano da Escola Álvaro da Franca Rocha, Bairro da Engomadeira, cidade de Salvador/BA.
[4] K-Ágora- é uma expansão do jogo-simulador Kimera – Cidades Imaginárias que tem como objetivos possibilitar a Educação Cartográfica, além de simular a construção de uma cidade, valorizando os aspectos que a criança considera significativos para sua vida e para a harmonia do espaço/lugar vividos.
[5] Komics – parte do laboratório K-Lab busca soluções pedagógicas a partir de ilustrações de HQ.
[6]  K-MAT – parte do K-Lab busca soluções pedagógicas na área de matemática.

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